quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ESQUEMA RESUMO DO LIVRO A CABEÇA DE STEVE JOBS

Steve Jobs e a Apple
Cenário atual Apple


Steve Jobs hoje é o CEO (Chief Executice Oficcer) a pessoa com mais alto nível executivo da Apple.


Há 35 anos, em 1º de abril de 1976, os amigos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, fundaram a Apple, hoje a Apple possui 301 lojas pelo mundo e em média 46.600 empregados.


História de Steve


Podemos dividir a vida de Steve Jobs, como ele mesmo disse em seu discurso para uma turma de formatura na Universidade de Stanford (2005), em:


1ª. Fase: Da infância até a faculdade


Steve Jobs foi adotado na infância, pois sua mãe universitária e solteira, além de muito jovem acreditava que Steve deveria ser educado por pessoas graduadas, a fim de lhe dar uma melhor condição de vida e educação.


Depois que sua mãe biológica descobriu que os pais adotivos mal tinham terminado o Ensino Médio, quase não assina os papéis para adoção, e só assinou por que eles prometeram que iriam pagar a faculdade de Steve no futuro.


De fato ele foi para a faculdade, mas, escolheu ainda assim, uma das mais caras dos EUA, deixou em seguida a faculdade para não gastar toda a economia de seus pais. Parou de freqüentar as disciplinas obrigatórias e freqüentava apenas aquelas que o interessavam, como a de Caligrafia, o que foi muito importante 10 anos depois para o “Mac”, que até hoje apresenta as melhores fontes e estilos de escrita, imitado depois como diz Steve, pelo Windows.


2ª. Fase: Amor e perda


Aos 20 anos, junto com seus três amigos, fundou na garagem de sua casa, a Apple, que 10 anos depois passou a ser uma empresa de 2 bilhões de dólares, com quase 4000 empregados.


Podemos dizer que Jobs é uma pessoa perfeccionista, que quer sempre o melhor em tudo. Para isso procura estar cercado dos melhores profissionais do mercado.


Quando ele tinha 30 anos, criou com sua equipe sua maior invenção, o Macintosh. A empresa cresceu e eles contrataram alguém para administrar a companhia, devido a algumas divergências quanto à visão de futuro, Jobs foi demitido. O conselho ficou contra ele. Imaginem como um homem pode ser demitido da própria empresa que ele fundou!


Nesse período ele quase desistiu, tentou se desculpar pelo fracasso, passou alguns meses perdido e quase abandona o “Vale do Silício”.


Talvez, qualquer um de nós tivesse desistido, ao se deparar com uma situação como essa, mas, o que Steve Jobs fez?


Trabalhou duro nos anos seguintes (Jobs acredita no trabalho duro) e sua determinação e amor pelo que faz foram o que o levou a prosseguir e não desistir, chegou a fundar outras 02 empresas de sucesso, a NeXT e a Pixar. Foram mais 10 anos para Jobs até aí.


Sobre as empresas que ele fundou, a Pixar, foi a primeira no planeta a fazer uma filme totalmente com tecnologia de computação, o Toy Story, da Disney e a NeXT, que era uma ameaça, foi comprada e fundida à Apple. Podemos considerar a partir daí o ano de renascimento da Apple, pois a tecnologia da NeXT, diga-se, a visão e as tecnologias criadas por Jobs e sua equipe, passaram a figurar novamente nos produtos Apple.


Foi nessa época também que Jobs se casou e acreditamos que o amor por sua mulher foi o que deu forças para enfrentar essas dificuldades, foi o período também de seu casamento.


Um trecho do discurso de Jobs para os formandos de Stanford em 2005:


“Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue.”

3ª. Fase: Sobre morte e renascimento



Jobs teve câncer de pâncreas e os médicos lhe deram poucas semanas de vida. Uma grande lição que ele aprendeu com a sua doença, foi de que a morte é o maior incentivador para que se faça o melhor todo o dia.


Ele fez uma cirurgia e ficou curado do câncer e partir daí, podemos considerar a fase mais produtiva de Steve, que levou a Apple da quase falência a ser uma umas das maiores companhias do mundo.


Ele foi radical em algumas medidas, mas também altamente visionário, sempre esteve cercado dos melhores, gosta de uma boa discussão e debate sobre a melhoria continua de seus produtos. Tem fama de ser intransigente e perfeccionista e super exigente, demitiu várias pessoas que ele considerava incompetentes. Devido a ele ter voltado em uma época que precisou demitir várias pessoas, criou-se, popularmente, dentro da empresa, o termo “stevado”, ou seja, demitido por Steve, existem relatos de pessoas que foram “stevadas” por Jobs dentro do elevador.


Mas podemos afirmar que Jobs foi o responsável pelo surgimento e crescimento da Apple, por ter criado duas empresas de ponta e, principalmente, por ter sido o responsável pelo ressurgimento e crescimento da empresa até hoje.


Livro “A Cabeça de Steve Jobs”
Autor: Leander Kahney





Podemos dizer que o livro é uma biografia de Steve Jobs, escrita por Leander Kahney.


Leander Kahney é editor da revista eletrônica Wired.com e principal colaborador do blog Cult of Mac. É também autor de dois livros aclamados, The Cult of Mac e The Cult of iPod. Como repórter e editor, Kahney cobre a Apple há mais de 12 anos.


Ideias centrais do livro


• Ser o melhor em tudo que faz;
• Os produtos Apple são os melhores do mercado;
• A sua equipe é a melhor e seus produtos vão e voltam por vários setores até encontrar o melhor design, melhor formato, melhor funcionalidade e simplicidade;
• Tudo é pensado do ponto de vista do cliente e para o cliente;
• Não há uma cadeia de produção em massa, o que traz mais qualidade ao produto e Jobs acompanha e revisa todos os projetos;
• Os produtos possuem os melhores componentes e tecnologia;
• A atenção aos detalhes é fundamental, vai desde a fabricação até a embalagem e interação com o cliente ao abrir a caixa;
• A Apple, que se confunde com a ideologia de Steve Jobs, procura fazer tudo com qualidade, funcionalidade e simplicidade, aliando os melhores componentes e procurando um público diferenciado;
• Os produtos são para as classes mais privilegiadas e, por isso, levam maior valor agregado e trazem mais lucro;
• Quando Jobs voltou da Apple, 10 anos após sua demissão, a empresa tinha perdido o foco nesses detalhes;
• Jobs teve que eliminar vários projetos dispendiosos, demitir várias pessoas e tomou a difícil decisão de transformar os quase dois mil produtos e projetos em apenas quatro: 02 plataformas de uso pessoal e 02 voltadas para as empresas, mas eram os melhores produtos da Apple. O Mac (computador pessoal) foi o primeiro do mercado, é o maior exemplo, depois criou outros produtos de ponta como o iPod, iPhone, iTunes (a primeira loja virtual onde você poderia comprar músicas pela internet);
• Jobs nunca licenciou sua estrutura e softwares para outras empresas, o que leva até hoje aos seus produtos serem praticamente exclusivos;
• Jobs conhece e utiliza a lei do segredo, os projetos são escondidos a sete chaves e apenas uma pequena quantidade de pessoas os conhece e não podem divulgar nem com à família;
• Jobs usa o segrego como um dos maiores meios de marketing gratuito, quando o produto é lançado as maiores revistas e jornais disputam para serem os divulgadores exclusivos, o que geralmente leva a uma matéria de capa e ampla divulgação gratuita nos jornais de todo o mundo;
• Jobs defende que você deve fazer o que você é bom, e Jobs é bom em marketing e em tecnologia, para as outras áreas ele emprega os melhores profissionais do mercado.


Fontes:


DISCURSO para formando em Stanford. Disponível em: http://www.englishexperts.com.br/2007/01/06/o-discurso-de-steve-jobs-para-os-formandos-de-stanford/. Acesso em: 08 ago. 2011.
KAHNEY, Leander. A Cabeça de Steve Jobs: as lições do líder da empresa mais revolucionária do mundo. 2.ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009.


Carlos Juliano de Souza Fontenele
Aluno do 2º semestre do Curso de Logística

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